7 segredos sobre a Cirurgia de Pálpebra Caída segundo a cirurgiã Oculoplástica Luiza Paulo Filho

Beleza Estética

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo melhorar a aparência das pálpebras, tanto superiores quanto inferiores, eliminando bolsas de gordura e excesso de pele. Essa cirurgia é capaz de rejuvenescer o olhar e deixá-lo mais expressivo e atraente.

No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse procedimento e se perguntam se ele é seguro e eficaz. Para esclarecer, conversamos com a oftalmologista especialista plástica ocular que é referência em oculoplástica que operou inúmeras pessoas para listar os 7 segredos da blefaroplastia para nos ajudar a entender este procedimento

  1. A blefaroplastia é realizada sob anestesia local e sedação para melhor conforto do paciente, dependendo da extensão da cirurgia e das condições do paciente. A cirurgia é realizada na segurança da infraestrutura do hospital e pode demorar de 1h a 2h dependendo de qual técnica será utilizada. Vale ressaltar que é necessário fazer exames pré-operatórios que incluem o risco cirúrgico.
  2. A incisão na região das pálpebras é feita de forma discreta, geralmente seguindo as linhas naturais das pálpebras, para que as cicatrizes fiquem quase imperceptíveis. É possível realizar a cirurgia das quatro pálpebras no mesmo momento.
  3. A recuperação da blefaroplastia costuma ser rápida. A maioria dos pacientes pode retomar as atividades normais em uma semana.
  4. É importante seguir as orientações médicas para evitar complicações e obter resultados mais satisfatórios.
  5. A blefaroplastia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos estéticos. Segundo a médica oculoplástica Luiza Paulo Filho, algumas técnicas cirúrgicas podem se somar à Blefaroplastia para melhorar características anatômicas ou do envelhecimento. Um exemplo é a cantopexia, realizada quando o canto externo dos olhos está caído em razão da flacidez da pele pelo envelhecimento.
  6. É fundamental escolher um cirurgião experiente, de preferência um Oftalmologista Especiliasta em Oculoplástica ou Cirurgião Plástico, visando a segurança do paciente e a obtenção dos melhores resultados possíveis.
  7. Os resultados da blefaroplastia são visíveis logo após a cirurgia, mas é preciso aguardar algumas semanas para ver o resultado final, quando as áreas operadas estarão completamente recuperadas. O pós-operatório requer alguns cuidados como: utilização de compressas geladas e medicações para melhora da cicatrização e menor risco de infecção, afastamento profissional em média por uma semana, não praticar atividade físicas por 30 dias, e não poder se expôr ao Sol por 3 meses.

Médica oculoplástica Luiza Paulo Filho esclarece que “A Cirurgia das pálpebras superiores é feita em mulheres que se queixam de não poder mais se maquiar (afinal a maquiagem não aparece), pessoas que sofrem as indagações de outras sobre a aparência de cansaço e tristeza causada pela pele caída, ou ainda por pessoas que sentem que essas circunstâncias já estão inclusive atrapalhando a visão. Já a cirurgia das pálpebras superiores é indicada para pessoas que se queixam da pele da olheira muito craquelada com bolsas de gordura que aparentam inchaço ou uma noite mal dormida”.

Luiza Paulo Filho finaliza que, “A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica ocular que remove pele e gordura em excesso nas pálpebras. Ela é indicada em mulheres e homens incomodados esteticamente pela aparência de cansaço e tristeza na região dos olhos ou funcionalmente pela redução do campo de visão pela sombra que esse excesso de pele pode causar. Se você está pensando em realizar uma blefaroplastia, é importante conversar com um cirurgião Oftalmologista Oculoplástico ou Cirurgião Plástico de confiança para esclarecer todas as suas dúvidas antes de tomar uma decisão. Dessa forma, você poderá ter a certeza de fazer a escolha certa e obter os resultados desejados.”