Master Coach de Vida, Saúde e Alta Performance. Nutricionista e Mestre pela Universidade de São Paulo (FSP/USP). Especialista em Nutrição Clínica, Estética, Esportiva e Emagrecimento Definitivo. Expert em Saúde Integrativa da Mulher. Practictionner em Programação Neuroliguística (PNL), Especialista em Lei da Atração.Instagran: @simonemattosnutricoach.Contato para atendimentos on line: (12) 991 29 3391
Olá meninas mulheres Divas! Nessa coluna quero abordar uma temática altamente relevante pra nossas vidas: a gestão de nossos pensamentos! Vocês sabiam que estudo científicos comprovam que nós seres humanos geramos em média 70 mil pensamentos por dia, o que dá em torno de 3 mil por hora e aproximadamente 50 por minuto??!!!!
Agora imaginem a quantidade de pensamentos que vêm em nossa mente que nem nos damos conta? Sim! Por isso a autoconexão, com nós mesmas é fundamental, pois somente dessa forma conseguimos captar e observar aquilo que pensamos. Ah!!! Mas é normal termos pensamentos negativos? Normal não deveria ser, mas é comum, e eu e você, querida leitora, temos pensamentos negativos obviamente. Eles vêm tanto de nossos autosabotadores internos, assunto que abordarei na próxima coluna, e também de circunstâncias externas, como os relacionamentos que cultivamos, pessoas com as quais costumamos conversar, filmes, noticiários, livros, séries e tudo o que vemos, ouvimos e sentimos em nossa volta durante a rotina de nossas vidas.
Entretanto, os estudos da neurociência comprovam cada vez mais e mais que nós não somos vítimas de nossa biologia e circunstâncias, o que ocorre é que deixamos que isso aconteça de forma automática porque nós temos a capacidade de treinar a escolher aquilo que pensamos. A partir do momento que tomamos a decisão de prestar atenção em nossos pensamentos temos a capacidade de substituir pensamentos negativos, como medo, dúvida, crítica, preocupações, escassez, vergonha, comentários maldosos, e tudo o mais de ruim, por pensamentos contrários e claro, positivos.
Mas como identificar pensamentos que não percebemos? Simples: através do sentimento que tem em cada momento. O sentimento, assim como a situação na qual nossa vida se encontra revela padrões de pensamentos, crenças limitadoras e o que estamos pensando por trás do sentimento. Porque falando de forma redundante, a gente sente o que sente, sendo bom ou ruim, certo? E o que fazemos pra mudar? É só se perguntar: qual pensamento estou tendo agora que me faz sentir-se dessa forma? A resposta virá! E assim nós podemos cancelar esse pensamento e substituir por outro contrário, edificante, libertador.
Mas isso ocorre de um dia para outro? Claro que não! É um treinamento contínuo e diário. Ou vocês pensam que porque sou coach e estudiosa da neurociência e inteligência emocional que pensamentos ruins não vêm em minha mente? Claro que vem! A diferença é que eu já tenho a consciência de que o modo como eu reajo a eventos e situações da vida pode ter impactos gigantes na minha saúde mental, emocional e até mesmo física! Por isso quando vem um sentimento ruim, como de ansiedade, por exemplo, eu já procuro descobrir de onde ele veio, dou um comando de cancelamento, ressignifico esse pensamento repetidamente e assim que posso medito. Aliás, a meditação é de fundamental importância na minha vida há alguns tempos.
E meditação não se trata de uma técnica mística ou algo que tem que ser aprendido. A meditação é respiração, relaxamento profundo, silêncio e esvaziar a mente de todo lixo mental tóxico, é como uma faxina mental. E nesse estado você pode pensar tudo aquilo que quer pra sua vida, o que quer ser, criar e fazer. Todas aqui já ouviram a máxima de que não usamos nem 10% de nossa capacidade cerebral. Mas eu escrevo, digo, sinto e vejo na minha vida o quanto os pensamentos têm poder, mas não adianta somente pensar positivamente em prol daquilo que quer: o principal é sentir aquele pensamento como verdade, de forma visceral, fisiológica. Sabe quando pensa algo que te dá muito prazer e dá aquele arrepio bom? Aquela alegria, êxtase de felicidade como se tudo estivesse maravilhoso naquele momento? É disso que estou falando. E quanto mais nós escolhemos aquilo que pensamos através da autoconsciência nós conseguimos atingir estados emocionais elevados.
Uma dica muito válida também que é um pouco inversa, digamos assim, é cultivar hábitos de saúde e autocuidado que levam nosso organismo a produzir substâncias neuroquímicas e hormônios que geram bem estar, calma, relaxamento, alegria, vitalidade, disposição e através desses sentimentos adquiridos nossos pensamentos vão se modificando.
Mas como fazer isso Simone???? Através de uma alimentação saudável, individualizada de preferência, de acordo com suas necessidades bioquímicas, rica em comida de verdade, prática de exercício físico no mínimo 150 minutos por semana, ouvir musicas relaxantes, alegres que te fazem dançar, rir, chorar de alegria…. meditação…você pode começar com meditações guiadas! Olha que máximo! Oração, prática da gratidão simplesmente por acordar de manhã e sentir o milagre da vida! Enxergar, ouvir, sentir a natureza, seja no quintal de sua casa ou em uma praia, jardim… São atitudes simples que têm um reflexo tão profundo na nossa qualidade de saúde mental meninas que sugiro a vocês praticarem e depois me contem nos comentários!
Quando reconhecemos que a base para qualquer transformação, mudança, por mais impossível que você ainda assim pense, te digo: mude esse pensamento! Tudo é absolutamente possível de ser transformado, em nossos pensamentos, que gerarão sentimentos, emoções e por fim ações que vão te colocar no lugar onde você quer e merece estar! Digo isso por transformações profundas que experimento ao longo de minha vida e a jornada continua viu….
A partir do momento que reconhecemos a responsabilidade e o impacto de nossos pensamentos e das escolhas resultantes que fazemos, as quais transformam nossas vidas, é o primeiro passo para tomarmos consciência da importância de praticar a atenção naquilo que pensamos. Porque já comprovado cientificamente a qualidade de nossos pensamentos geram ramificações de células cerebrais (os neurônios, através da neurogênese – produção de novos neurônios “saudáveis”) de forma, que modificam a estrutura do nosso cérebro, o que se chama neuroplasticidade.
Por fim, concluo colocando dizendo que tudo aquilo em que focamos expande, esse é o primeiro principio da Programação Neurolinguistica. Se focarmos em pensamentos, emoções, palavras, conversas, pessoas boas, positivas, edificantes para sua vida modifica-se a a estrutura e toda a química do seu cérebro te levando a favor daquilo que você foca! Isso é ciência pura meninas! Não Simonência hahahaha!!! Não é da minha cabeça que escrevo isso a vocês com todo amor e carinho, é com base em muito estudo experiência própria e com meus clientes. A transformação da sua vida para tudo o que quiser está em suas mãos, ops! Mãos não! Pensamentos, sentimentos e palavras que saem de você.
Um grande abraço e beijos a todas!
Aguardo comentários!