Conceitoh Produções Artísticas lança projeto que vai levar apresentações teatrais a crianças de escolas públicas.

Entreternimento Radar Serra Gaúcha Teatro

Com linguagem lúdica e interação com o público, peça infantil “Lugar de Lixo é no Lixo” aborda a importância de proteger o meio ambiente.

Em sua primeira edição, o projeto Teatro Infantil nas Escolas foi lançado na última sexta-feira, dia 24 de março, para uma plateia de cerca de 500 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1º de Maio e João Grendene, localizadas em Farroupilha. O espetáculo “Lugar de Lixo é no Lixo”, encenado pela Conceitoh Produções Artísticas, apresenta, de forma lúdica, temas como a preservação do meio ambiente e a importância da separação correta de resíduos.

                “O teatro é uma importante ferramenta no processo de educação, colaborando com a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes. Acreditamos que nossa atuação possa auxiliar no processo de transformação social dos jovens, permitindo que as crianças explorem diferentes formas de linguagem e expressem seus sentimentos”, afirma Adriana Tolardo, diretora e produtora da peça.

Encenado por Jaqueline Aires, Leonardo Vidor, Liana Bett, Clara Capibaribe, Rafaela Pereira e Cris Miotto, a produção conta a história da Ratinha (Dona Ratinha), que interage com as cinco lixeiras de coleta seletiva nas cores verde (vidro), amarelo (metal), marrom (orgânico), vermelho (plástico) e azul (papel). O roteiro traz a personagem principal aprendendo sobre como separar o lixo corretamente, além de desenvolver o senso crítico sobre a proteção do meio ambiente.

Em Caxias do Sul, a apresentação do espetáculo artístico “Lugar de Lixo é no Lixo” está marcada para o dia 06 de junho de 2023, no Teatro Municipal Pedro Parenti, localizado na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1333, no Centro de Caxias do Sul/RS). No dia, com a CODECA ( Fabiana de Lucena) e as crianças do projeto MÃO AMIGA  ( Frei Jaime Betega e a apoio também da PROENG de São Marcos. ( Deise Tolardo e Marigelci Maurina)

O projeto é uma realização da Conceitoh Produções Artísticas, com produção e direção de Adriana Tolardo e Luciano Silva, direção de fotografia de Bernardo Tolardo e preparação de elenco de Jacqueline Aires. A produção conta com financiamento do Pró-Cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura).

Dentro dos resultados esperados podemos considerar que ultrapassou as expectativas, conseguimos realizar a peça nas quatro cidades (Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha), com o apoio das Prefeituras e Secretarias de Educação, e em Caxias também do órgão de limpeza da cidade. Em Caxias do Sul, segundo o site da prefeitura (https://caxias.rs.gov.br/noticias/2023/04/cerca-de-12-500-pessoas-na-primeira-edicao-do-ecofest) mais de 12.500 pessoas estiveram no evento onde foi apresentado a peça de teatro Lugar de Lixo é no Lixo, em Farroupilha, foram em duas escolas, E.M.E.F 1° de Maio e E.M.E.F João Grendene, onde na primeira foi apresentado para 180 crianças e na segunda 230. Na cidade de São Marcos foi nos dois turnos, no da manhã 185 crianças e no turno da tarde 250 crianças e foi apresentado no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol.  Na cidade de Flores da Cunha, foi apresentado em duas escolas no turno da tarde, onde na primeira E.M.E.F Tancredo de Almeida Neves 140 crianças assistiram e na E.M.E.F Leonel de Moura Brizola, 150 crianças assistiram. Somando todo o público qua viram a peça teatral, foram mais de 13 mil pessoas.

Conseguimos conscientizar de forma lúdica a importância da separação correta do lixo e eles puderam interagir junto com os personagens e com a música que foi elaborada exclusivamente para a peça.